Saiba como o parto normal traz uma série de vantagens ao bebê
O parto normal representa benefícios na saúde tanto da mãe quanto do bebê. De forma geral, pensando em uma gestação saudável, em condições ideais e com um bom acompanhamento médico não há como negar que essa é a melhor opção para ambos.
Mas na hora de listar as vantagens, muita gente acaba pensando apenas na recuperação das mamães que é mais rápida e menos dolorosa. Porém, os bebês que nascem de parto normal também recebem uma série de benefícios.
Isso porque esse tipo de parto respeita a hora em que a natureza entende que os pequenos estão prontos para nascer. Dessa forma, faz com que eles passem por todo o processo do trabalho de parto que pode ser comparado como uma forma de prepará-los para a vida fora do útero.
Confira quais são as principais vantagens do parto normal para os bebês:
Os bebês respiram melhor
Enquanto a criança passa pelo canal vaginal, ela coloca para fora todo o líquido que há em seus pulmões. “O trabalho de parto é o processo final de amadurecimento pulmonar”, ressalta a médica Carmen Simone Grilo, professora do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Sendo assim, com o parto normal o pequeno irá nascer respirando melhor. Além disso, os ricos de complicações e doenças respiratórias tendem a ser menores.
Mais calmo e mais alerta
Durante o trabalho de parto, a mulher aumenta o nível de produção de um hormônio chamado ocitocina, que também é conhecido como o hormônio do amor. Quando ele entra em contato com o recém-nascidos, os torna mais calmos e alertas.
Menor risco de obesidade
De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), o parto cesárea aumenta o risco de obesidade em adultos jovens. Uma vez que as crianças nascidas por cesárea não passam pelo canal vaginal, a cirurgia para a retirada do recém-nascido promove mudanças significativas na microbiota intestinal dos bebês. Essas alterações estariam associadas a um maior índice de obesidade no futuro.