Conheça uma das doenças que mais afetam os bebês e ninguém fala sobre

Bruna Stuppiello

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das doenças que afeta os bebês, mas pouco se fala sobre ela

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Uma das doenças que podem afetar os bebês nos primeiros anos de vida, mas que poucos falam a respeito é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O VRS consiste em uma doença respiratória causada por um vírus. Ela geralmente causa sintomas parecidos com os da gripe, como nariz entupido, tosse seca e febre baixa.

Para maioria das pessoas, ela não causa maiores complicações. Contudo, no caso de crianças pequenas pode ser perigosa e até fatal. Na realidade, o VRS é uma das principais causas de bronquiolite (inflamação nos pulmões) e pneumonia em crianças menores de um ano.

A transmissão do VRS pode ocorrer pelas gotículas expelidas quando a pessoa infectada tosse ou espirra e também quando a pessoa toca em alguma superfície na qual há gotículas com o vírus.

A prevenção do VRS em crianças pequenas envolve principalmente os cuidados dos pais e pessoas próximas. É importante lavar as mãos antes de pegar os pequenos no colo. E também evitar que pessoas com sintomas de gripe ou outras doenças tenham contato com o bebê.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias


Os principais sintomas do VRS são: Nariz entupido; Tosse seca; Febre baixa; Dor de garganta; Febre; Tosse severa; Bebê faz um chiado na hora de respirar; Respiração rápida, curta ou dificuldades para respirar; Pele fica mais azulada devido à dificuldade para respirar; Bebê não se alimenta bem; Bebê fica mais desanimado e/ou irritado. Diante desses sintomas, é muito importante entrar em contato procurar ajuda médica.

Infelizmente, ainda não há tratamento exato para o VRS. O que é feito são os tratamentos para aliviar os sintomas do VRS, como a dificuldade para respirar. Em alguns casos, pode ser necessário que o bebê fique internado.

Fonte consultada: 

CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos


Palavras-chaves
Compartilhe essa notícia