Grávida, Thaís Fersoza come comida japonesa e desvenda mito

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução/ Instagram

Com alguns cuidados, é possível sim comer comida japonesa na gravidez, entenda e veja o que a atriz disse

A comida japonesa é uma das comidas que toda gestante sabe que terá que ser evitada até o nascimento do pequeno. Mas será mesmo que TODA comida japonesa deve ser evitada? A resposta é não!

Na verdade, o problema da comida japonesa está apenas nos alimentos crus, que são basicamente os peixes crus que integram os sushis e sashimis.

Links Patrocinados

Os alimentos crus de fato não devem ser ingeridos pelas grávidas. Esses alimentos são arriscados principalmente devido ao risco de contaminação por microrganismo que podem ser prejudiciais para a saúde da mãe e do bebê.  “Um dos maiores perigos, se a gestante nunca teve contato com o agente chamado toxoplasma (protozoário encontrado em alimentos crus e mal lavado), é a toxoplasmose, e suas consequências variam, dependendo do momento da gestação, em malformações como catarata congênita, surdez, retardo de crescimento ou mental e até morte intrauterina e para a gestante o risco é de aborto ou parto prematuro”, explica a nutricionista Regina Esteves Jordão, professora da Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). No caso dos peixes crus ainda há a possibilidade de contaminação por mercúrio.

Outro problema dos alimentos crus é a questão da digestão. “No período gestacional existe uma diminuição dos movimentos peristálticos e das secreções gástricas e essa diminuição favorece para que a grávida tenha uma sensibilidade maior a determinados alimentos no aspecto da digestão. Esses alimentos crus são mais difíceis de digerir. Também há a maior possibilidade de refluxo ao comer alimentos crus”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Além do peixe, carnes mal passadas, quibe cru, ovos crus ou fritos e com as gemas mole, devem ser evitados.

Links Patrocinados

Porém, a culinária japonesa não é composta apenas por peixes crus. Existem muitas opções de pratos com peixes grelhados, além de outros alimentos cozidos. E até mesmo alguns sushis com peixes grelhados e estes alimentos as grávidas podem comer. Foi justamente isso que a atriz Thaís Fersoza, que está na reta final da gravidez, fez quando foi comer no restaurante japonês. “Este sushi é com salmão grelhado e por isso a gravidinha pode comer”, esclareceu a atriz em suas redes sociais.

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados