13 livros sobre maternidade que você não pode deixar de conferir!
Cada bebê é diferente e livros sobre maternidade não são milagrosos! Mas, eles podem ajudar os papais nessa jornada
Por mais que cada bebê seja único, o conhecimento teórico adquirido com a leitura de livros sobre maternidade vai ajudar na prática. Dessa forma, esse período será bem mais simples. Afinal, aprender algumas técnicas e cuidados, saber identificar reações e, até mesmo, lidar com as emoções, pode ser muito útil e benéfico para as mães. Em especial, para as de primeira viagem!
Pensando nisso, selecionamos para você alguns livros que abordam o tema maternidade. Eles incluem informações e conhecimentos de forma clara e aplicável, mas sem perder a leveza. Boa leitura!
1. Dia a dia do bebê, pelo Instituto da Dra. Ilona Bendefy
Escrito por uma equipe de especialistas, o livro conta como acompanhar e contribuir para o desenvolvimento do bebê, desde o nascimento. Os capítulos incluem os saltos de crescimento, a saúde do bebê e da mãe, os primeiros cuidados, a amamentação, o desmame, a alimentação e até como conciliar a maternidade e a carreira.
2. O grande livro do bebê, por Thatiane Mahet
Esse livro tem uma abordagem empática com as mães e pais ansiosos com o início da jornada de “maternar”. A pediatra carioca, que foi colaboradora na revisão do clássico “A vida do bebê”, do Dr. Rinaldo de Lamare, desenvolveu um conteúdo que explica as principais temáticas da maternidade.
Entre elas, podemos citar: mudanças no corpo da mulher na gravidez, fases do desenvolvimento do bebê e primeiros cuidados após o nascimento. O livro também traz novidades sobre vacinas, tratamentos e, claro, coloca por terra algumas crenças que circulam a maternidade. É considerado, por muitos, uma “Bíblia” para os dois primeiros anos de vida da criança.
3. O cérebro da criança, por Daniel Siegel e Tina Payne Bryson
Eleito um best-seller pelo jornal The New York Times. É possível adquirir esse livro na versão em português e conhecer as 12 estratégias propostas pelos autores com o objetivo de nutrir a mente e o desenvolvimento das crianças.
Daniel Siegel é neuropsiquiatra e Tina Bryson psicoterapeuta. Juntos, eles ensinam estratégias para transformar momentos do cotidiano das crianças e das famílias em aprendizados para o desenvolvimento da inteligência emocional dos pequenos.
Para os autores, essa é a fase em que a inteligência emocional pode ser mais bem desenvolvida até, aproximadamente, os vinte e um anos de idade do indivíduo. Certamente, um dos livros de maternidade mais interessantes e aplicáveis dos últimos tempos.
4. Boas-vindas, Bebê (volumes 1, 2 e 3), por Ana Escobar
Ana Escobar é uma pediatra e autora brasileira que usa seu conhecimento e experiência para falar sobre questões culturais, comportamentais e cuidados com os bebês. Tudo com uma linguagem acolhedora e objetiva. Os três volumes são divididos conforme as fases da vida das crianças, de zero a cinco anos de idade.
A leitura contribui para o estabelecimento de rotinas, aleitamento, orientações para a introdução alimentar e sinais do desenvolvimento de cada etapa da vida do pequeno. O livro ainda ajuda a entender como momentos marcantes da infância podem mexer com os sentimentos das crianças e dos pais.
5. Bela maternidade, por Bela Gil
A culinarista e apresentadora Bela Gil escreveu uma obra que pode ser vista como um manual repleto de dicas sobre maternidade. Além de conter informações sobre cuidados com o bebê, receitas e dúvidas relacionadas ao parto e amamentação, também apresenta detalhes sobre sua experiência como mãe.
6. As alegrias de ser mãe, por Buchi Emecheta
O livro tem como principal objetivo mostrar uma realidade diferente da qual estamos familiarizados, provocando a reflexão. Ele conta a história de Nnu Ego, a filha de um líder africano que é enviada para a capital da Nigéria para casar-se com um homem e formar uma família. Com o sonho de tornar-se mãe para, enfim, ser vista como uma “mulher completa”, ela suporta situações de abuso e precariedade para poder sustentar e educar os filhos sozinha.
7. Para educar crianças feministas, por Chimamanda Ngozi Adichie
Esse livro-manifesto aborda a igualdade de gênero e apresenta sugestões da escritora nigeriana sobre como criar os filhos com uma perspectiva feminista. Com uma proposta de escrita acessível, foi pensado não só para as mães, mas também para pais e mulheres e homens sem filhos. O livro é em formato de carta, que a autora escreve para uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma garotinha.
8. A mamãe é do rock, por Ana Cardoso
Apesar de ser um livro mais voltado para as mães, fala sobre a família em geral. Com uma pitada de humor, reúne histórias cativantes e aborda a maternidade com toda a enxurrada de sentimentos que a envolve na criação não só dos filhos biológicos, mas também adotivos, sobrinhos e netos.
9. Mulheres visíveis, mães invisíveis, por Laura Gutman
O livro é composto por diversas informações coletadas em artigos e tem como foco esclarecer as dúvidas das mães de primeira viagem. Afinal, é comum que, em meio a tantas teorias sobre a maternidade, a mãe muitas vezes acabe tendo as suas opiniões desvalorizadas. Desse modo, a obra vem para desmistificar a gravidez, o parto e a criação dos filhos. Ajudando, assim, a viver essas fases de maneira mais saudável.
10. Uma pergunta por dia para mães, por Potter Style
A obra contém 365 perguntas diferentes, cada uma para ser lida em um dia do ano. A leitura pode ser iniciada em qualquer momento, de modo a manter ativo o ciclo da maternidade. Assim, ao final de doze meses, a leitura pode ser reiniciada e as respostas relidas.
11. O que esperar quando você está esperando, por Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway
Lançado pela primeira vez no ano de 1984, o livro tornou-se um best seller e rendeu até mesmo um filme. A leitura pode ser feita mês a mês, para que a gestante possa acompanhar as mudanças da gravidez. Inclui informações importantes sobre exames, médicos, alimentação, fases dos trabalhos de parto e muito mais.
12. Meu jeito de ser mãe, por Fernanda Rodrigues
Quando sua primeira filha nasceu, a apresentadora e atriz Fernanda Rodrigues começou a escrever sobre suas experiências em um blog. Com a chegada do segundo filho, continuou a compartilhar suas descobertas com outras mães, até que resolveu escrever um livro sobre maternidade. A leitura é informativa e conta com relatos escritos de maneira divertida e, ao mesmo tempo, sensível.
13. Crianças Francesas Não Fazem Manha, por Pamela Druckerman
Durante a gravidez, a autora mudou-se dos EUA para a França, onde percebeu que, ao contrário das crianças francesas, sua bebê não se comportava nas saídas em público. Essa experiência fez com que ela resolvesse publicar um livro. Nele explica o segredo para a disciplina das crianças francesas. Segundo Pamela, o motivo para isso deve-se ao fato de os pais não viverem em função dos filhos ou tratá-los como reis.
Agora que você conheceu as nossas dicas de livros sobre maternidade, o próximo passo é escolher as obras com as quais mais se identificou. Vale dizer também que a leitura dos livros não é destinada apenas às mães, pois pode incluir a equipe de apoio, como marido, avós e tios do bebê. Isso vai ajudar não só a se prepararem para a chegada da criança, mas a verem a mulher de maneira mais empática e sem julgamentos.
Curtiu nossas dicas de livros sobre maternidade? Caso já tenha lido algum deles, não se esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou!