Homens devem ter filhos antes dos 35 anos pra evitar problemas no bebê
Uma pesquisa feita com mais de 40 milhões de bebês e seus pais apontou como a idade do homem afeta a saúde do filho
Muito se fala sobre como a idade da mulher ao engravidar pode afetar a saúde do bebê. Porém, uma pesquisa publicada na revista científica do Reino Unido, British Medical Association, acaba de apontar que a idade do homem também influencia muito na saúde do filho.
A pesquisa contou com a participação de mais de 40 milhões de bebês, nascidos entre 2007 e 2016, e seus pais. O estudo observou que quando o pai tem 45 anos ou mais as chances do filho nascer prematuro e/ou com baixo peso e/ou com Apgar baixo é 14% maior, independentemente da idade da mãe.
Além disso, o filho tem 18% mais chances de sofrer convulsões e a mãe tem 34% mais chances de desenvolver diabetes gestacional. Tudo isso quando comparado a filhos de pais com idades entre 25 e 34 anos.
O estudo ainda observou que filhos de homens com 55 anos ou mais ainda correm maior risco de precisar ir para a UTI neonatal após o parto.
De acordo com a pesquisa, até mesmo a saúde da mãe na gestação pode ser afetada pela idade do pai porque este fator leva a mudanças na placenta da mulher!
Os pesquisadores ainda afirmaram que são necessários maiores estudos para entender exatamente como a idade paterna afeta a saúde dos filhos.