Balé de Nova Iorque terá menina negra no papel principal pela 1ª vez
A menina de apenas 11 anos está fazendo história em uma tradicional companhia de dança
Você que gosta de balé, vai amar saber que neste ano o Ballet de Nova York será estrelado por uma menina negra. É isso mesmo! A clássica produção “O Quebra Nozes”, do coreógrafo George Balanchine, pela primeira vez na história terá uma bailarina afro-americana no papel principal.
Charlotte Nebres tem apenas 11 anos e viverá Marie nos palcos. De acordo com a agência de notícias Associated Press, a família materna de Charlotte é de Trinidad e o pai da garotinha nasceu nas Filipinas.
A mãe de Charlotte ainda contou qual foi a reação da filha ao saber que estava fazendo história na dança: “uau! Mas parece um pouco tardio”, disse a garota. E a Charlotte está coberta de razão, afinal a diversidade de raças no ballet profissional ainda é uma questão muito injusta. A representatividade entre os negros era praticamente nula e as crianças que desejavam se tornar dançarinas quase não tinham em quem se espelhar.
A história começou a mudar em 2015. Foi quando Misty Copeland se tornou a primeira mulher afro-americana a ser promovida a bailarina principal do American Ballet Theatre, uma das principais companhias de ballet clássico dos Estados Unidos. Copland, inclusive, foi quem inspirou Charlotte a sonhar com a dança. “Eu vi a performance dela e era tão bonita e inspiradora. Quando eu vi alguém parecida comigo no palco foi incrível. Ela estava me representando e representando todas as pessoas como eu”, revelou a pequena bailarina ao jornal The New York Times.
O NYC Ballet insiste em ressaltar que a escolha do elenco não tem nada a ver com a cor dos dançarinos. “Quando busco alguém para fazer a Marie, eu procuro principalmente alguém com habilidades de atuação. Tem que ser alguém que comande o palco e que tenha confiança e espontaneidade suficientes para lidar com qualquer situação”, afirma Dena Abergel, mestra de ballet infantil do New York City Ballet.
Bom, pelo menos nesse Natal as coisas serão bem diferentes em “O Quebra Nozes” novaiorquino. A peça exibida desde 1954 terá Sophia Thomopoulos, que tem origem grega e coreana, revezando o papel com Charlotte. Já na pele do príncipe, Tanner Quirk de origem chinesa e o também asiático Kai Misra-Stone farão parte do elenco.