O que acontece durante o primeiro mês do bebê? Fique atento!
Conheça as principais características e mudanças no primeiro mês do bebê
O primeiro mês do bebê é um período desafiador para as mamães e papais. Sendo marcado por descobertas e aprendizados.
A chegada do recém-nascido também traz uma série de dúvidas sobre sono, cólicas e alimentação, por exemplo. Além de curiosidades a respeito do desenvolvimento do pequeno.
Pensando nisso, criamos este artigo, em que vamos explicar sobre algumas das características e mudanças mais relevantes que ocorrem no início da vida do bebê. Assim, continue a leitura até o fim e entenda como encarar cada uma das situações.
Características do primeiro mês do bebê
O primeiro mês de vida do bebê é marcado pelo sono irregular, cólicas e soluços frequentes. Entenda a seguir os motivos para que isso aconteça e outras características comuns nessa fase.
Sono
Apesar de ser normal os recém-nascidos passarem boa parte do dia dormindo, também é comum que eles não tenham uma rotina de sono durante os primeiros meses de vida. Isso faz com que a mãe enfrente um desafio para lidar com o bebê quando ele não quer dormir durante a noite.
O motivo para esse descontrole se deve ao fato de o sistema nervoso do bebê ainda estar em processo de formação. Por volta dos três meses de vida, o sono começa a tornar-se mais regular.
Alimentação
O bebê com um mês de vida deve ser alimentado com leite materno de forma exclusiva, o que vale até que ele complete 6 meses. Isso é fundamental para que possa desenvolver todas as defesas vindas dos anticorpos presentes no leite da mãe, protegendo o pequeno contra uma série de infecções e doenças.
Caso não seja possível amamentar o bebê por algum motivo, o leite pode ser complementado com um suplemento em pó. É importante ressaltar que esse suplemento deve ser oferecido apenas com a orientação do pediatra.
Cólicas
As cólicas também são comuns nos primeiros meses de vida. Isso acontece porque o organismo do recém-nascido ainda não se encontra completamente formado para a ingestão do leite da mãe.
Elas também podem surgir por conta da alimentação feita com a suplementação ou porque o bebê engoliu ar durante as mamadas. Dessa forma, uma compressa com água morna e massagem na barriga com movimentos circulares ajudam a reduzir o desconforto.
Soluços e espirros
Os soluços são bem comuns em recém-nascidos, sendo o resultado da contração involuntária do diafragma. Como esse músculo ligado à respiração ainda não está maduro no início da vida do bebê, o soluço aparece com frequência. Com o passar dos meses e o desenvolvimento do diafragma, os episódios tendem a diminuir.
O espirro também aparece nos primeiros dias. O principal motivo para isso se deve à necessidade de o organismo livrar-se de resíduos do líquido amniótico e partículas aéreas que possam prejudicar a mucosa nasal. Assim como acontece com os soluços, os espirros também diminuem com o passar dos meses.
Principais mudanças nessa fase
Após conhecer as principais características do primeiro mês do bebê, veja agora quais são as mudanças que acompanham esse período.
Peso e estatura
Com apenas um mês de vida, o bebê pesa entre 3,8 a 5,0 kg quando é um menino. Já no caso das meninas o peso é um pouco menor, ficando entre 3,2 a 4,8 kg.
O normal é que o ganho de peso nessa fase seja entre 600 a 750 g por mês, tanto para os meninos quanto para as meninas. Em relação à estatura, os meninos ficam entre 52,5 a 56,5 cm e as meninas entre 51,5 a 55,5 cm.
Visão
No início da vida o bebê ainda não enxerga direito. Porém, ao final do mês ele será capaz de focalizar objetos que estejam posicionados a cerca de 20 a 40 cm de distância dos olhos.
Ao completar um mês de vida, a visão alcança com maior nitidez objetos que estejam a 90 cm de distância. Além disso, o bebê começa a seguir movimentos e é atraído por desenhos e figuras não muito detalhadas.
Audição
Logo no primeiro mês, a criança não se sente à vontade em ambientes barulhentos. Por esse motivo, evite sons altos e fale sempre delicadamente com ele. Então, uma boa dica é ouvir canções suaves durante a gestação.
Após o parto, o bebê vai se lembrar das melodias e ficará mais calmo. A chamada “linguagem do bebê”, que nada mais é do que a entonação suave que usamos quando falamos com ele, costuma chamar bastante a atenção do recém-nascido.
Reflexos
Quando o bebê nasce, ele tem uma série de “respostas automáticas” que servem como uma forma de defesa natural. Sendo assim, as primeiras semanas de vida são marcadas por reflexos involuntários. Como quando colocamos o dedo do bebê na boca e ele automaticamente começa a sugá-lo, por exemplo. Com o passar das semanas, esses reflexos vão sumindo, dando lugar a movimentos mais conscientes do pequeno.
Movimentos
Como comentamos, os reflexos do bebê passam a dar lugar aos primeiros movimentos voluntários ao final do primeiro mês. Porém, o controle sobre o corpo ainda será bem limitado, como poderá ser observado nas mãozinhas do bebê, que costumam estar fechadas quase o tempo todo.
Durante essa fase da vida, o sistema nervoso já está mais maduro e ele passa a ter um maior controle sobre os próprios músculos. Além de mover mais as perninhas e bracinhos, o controle da cabeça vai ser maior, embora o bebê ainda não seja capaz de deixá-la firme.
Como passar pelo primeiro mês do bebê com tranquilidade
A chegada do bebê exige uma adequação à nova rotina, o que costuma ser desafiador. Por esse motivo, procure entender que é normal sentir-se insegura e cometer alguns equívocos. Sendo assim, caso sinta que seja preciso, não hesite em pedir ajuda para a família e evite cobrar-se muito.
Com todos esses cuidados, será possível curtir o primeiro mês do bebê de maneira mais tranquila. Bem como cada uma das fases que virão em seguida. É importante lembrar que todas as suas dúvidas devem ser esclarecidas por profissionais sempre que achar necessário, especialmente nessa primeira etapa de vida do pequeno.
Achou que a leitura deste artigo foi útil? Aproveite para entender sobre o que são e como acontecem os saltos de desenvolvimento do bebê.