10 dicas de como cuidar da pele do recém-nascido
A pele dos recém-nascidos precisa de alguns cuidados especiais – veja o que fazer!
A pele do recém-nascido é uma das partes mais delicadas e sensíveis de seu corpo, o que exige cuidados muito especiais para mantê-la lisinha e saudável. No entanto, muitos papais e mamães de primeira viagem têm dúvidas sobre como cuidar da pele dos bebês e evitar que ela fique ressecada e mais vulnerável a doenças.
Por essa razão, vamos ajudar você com dicas especiais de cuidados com a pele do recém-nascido. Selecionamos 10 precauções que você deve ter para que o seu pequeno cresça com uma pele bonita e livre dos problemas que comumente surgem nos primeiros meses de vida. Confira!
1. Esteja com as mão sempre limpas
Um dos primeiros aspectos em relação aos cuidados com a pele do recém-nascido é a higienização das mãos. Ter esse cuidado é essencial, já que o seu pequeno ainda está com o sistema imunológico em desenvolvimento. Portanto, lembre-se de lavar bem as mãos antes do banho, na troca de fraldas e quando aplicar loções e hidratantes na pele do bebê.
2. Evite banhos muito quentes
Segundo o Manual da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as mamães devem dar banho no recém-nascido, no máximo, em 8 ou 10 minutos. Os pediatras afirmam que esse tempo é suficiente para os cuidados com o banho. Eles também orientam que é bom utilizar apenas a água morna, já que a água muito quente pode ressecar a pele.
Uma dica interessante é colocar um pouco de aveia na água do banho, pois esse cereal tem um excelente potencial hidratante. Então, com o óleo do banho, experimente adicionar algumas colheres de farinha de aveia na banheira do seu filhote. Após o banho, você vai notar a diferença na suavidade e no brilho da pele do bebê.
3. Prefira sabonete líquido
Na hora do banho, o ideal é utilizar sabonete líquido. No entanto, a quantidade de sabonete deve ser regrada: use apenas o suficiente para higienizar as partes íntimas e as dobrinhas do corpo. Utilize apenas água para lavar as outras regiões.
Para você ter uma ideia da quantidade ideal para um banho, use uma porção de sabonete do tamanho de uma amêndoa. Evite o excesso de sabão para não retirar a oleosidade e deixar a pele da criança ressecada.
4. Saiba escolher os óleos de banho
Nada melhor do que deixar a pele do bebê bem hidratada, principalmente em dias secos e quentes. Por isso, o ideal é acrescentar algumas gotinhas de óleo na banheira. Prefira óleos sem cheiro e sem corantes para reduzir o risco de alergias. O uso de óleos de banho é interessante para manter a oleosidade e fortalecer a barreira de defesa da pele.
“Quanto menor a idade gestacional, maior a imaturidade da barreira cutânea. Dessa forma, existem também uma maior permeabilidade e risco de absorção de substâncias tóxicas”, explica Fernanda Nichelle, médica da Clínica MAC, Medicine Aesthetic Clinic. “Os produtos para a pele infantil deverão ser isentos de substâncias cáusticas e irritantes. Preferencialmente com pH ácido similar ao cutâneo e sem substâncias alergizantes”, completa a Dra.
5. Mantenha a região íntima bem limpinha
Toda mamãe deve se lembrar que a região íntima — dos meninos e meninas — tem a pele mais fina e delicada e, por isso, exige cuidados especiais. Também é preciso bastante atenção antes de colocar fraldas limpas. Por isso, lembre-se sempre de higienizar o bumbum do bebê com água e sabão quando ele fizer cocô e secar bem as dobrinhas para evitar assaduras.
6. Opte por hidratantes com pH neutro
Para melhorar a saúde e aumentar a defesa da pele do recém-nascido, recomenda-se o uso de hidratantes desde os primeiros meses. Além disso, papais e mamães precisam saber escolher o produto: prefira cremes sem cheiro, antialérgicos, livres de corantes e com pH neutro. Dica extra: evite hidratantes coloridos, pois os corantes presentes neles prejudicam a pele das crianças.
7. Utilize pomadas para evitar o ressecamento
Você deve conhecer aquelas pomadas hidratantes próprias para bumbum de neném. Pois bem, elas podem ser utilizadas após os banhos diários para nutrir a pele do recém-nascido. Aplique nas dobrinhas da pele e massageie suavemente. O ideal é usar a pomada nas áreas que costumam ficar mais ressecadas, como os cotovelos e os joelhos.
8. Seque bem a pele do bebê
Ao nascer, o bebê tem uma grande quantidade de água no organismo. Porém, com o passar dos meses, a tendência é aumentar a perda de água, principalmente por meio da transpiração. Como a pele do bebê é muito fina, o suor pode causar assaduras e o surgimento de brotoejas.
Por essa razão, os primeiros meses exigem cuidados especiais com essa parte do corpo. Mantenha a pele bem sequinha e vista o seu filho com roupas leves e frescas, de preferência de algodão, para melhorar a ventilação. Se for preciso, dê banhos extras sem sabonete, apenas com água morninha para refrescá-lo nos dias mais quentes.
9. Cuide das orelhas e umbigo
A pele dessas duas regiões do corpo da criança também precisa de cuidados específicos. Por isso, tenha cuidado ao higienizar o umbigo para evitar o risco de inflamações e infecções. Você sabia que o cotonete é mais indicado para limpar a sujeirinha do umbigo, contudo não deve ser utilizado nos ouvidos?
Exatamente! Os pediatras afirmam que a sujeirinha visível dos ouvidos deve ser removida apenas com a ponta de uma fralda ou de uma toalha úmida. O cotonete não é indicado porque empurra a cera para o interior dos ouvidos. Vale destacar que os ouvidos são estruturas “autolimpantes”, o que exige dos pais apenas a higienização das orelhinhas dos bebês.
10. Use soro fisiológico na pele do recém-nascido
Papais e mamães de primeira viagem precisam saber as utilidades do soro fisiológico. Esse produto não serve apenas para a higienização de processos infecciosos, mas pode ser utilizado de diferentes maneiras na pele dos bebês. Em dias mais secos, use o soro fisiológico para umidificar as narinas e os olhos do recém-nascido. Isso evita incômodos como a descamação da pele.
Como você percebeu, alguns cuidados são essenciais para manter a pele do recém-nascido mais saudável. Além de influenciar a saúde e o bem-estar dos pequenos, cuidar da pele também ajuda a fortalecer a defesa imunológica e a evitar problemas como coceiras e outras complicações típicas dessa etapa do desenvolvimento do bebê.
Gostou de nossas dicas? Então, aproveite para conferir também os principais cuidados com o banho do bebê no verão!