Como é a gravidez de gêmeos? Saiba quais os desafios e cuidados
Com informação e planejamento, fica mais fácil lidar com a espera e a chegada de dois ou mais bebês
Descobrir uma gravidez de gêmeos é uma grande surpresa, não é mesmo? A notícia, certamente, traz alegrias em dobro, mas também, muitas dúvidas, receios e inseguranças, sobretudo para as mamães. Assim, buscar informações, desde cedo, é fundamental para manter a calma e se preparar para a chegada de dois ou mais bebês.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial, que mostrará quais são os principais desafios de uma gravidez de gêmeos. Ao final, você descobrirá quais cuidados são imprescindíveis para garantir a saúde da mamãe e dos bebês.
Boa leitura!
Como os gêmeos se desenvolvem?
Você sabia que a gravidez de gêmeos pode acontecer de duas maneiras diferentes? Os bebês podem ser gêmeos univitelinos, ou seja, idênticos. Nessa situação, a gestação ocorre com a fertilização de apenas um óvulo, que se dividiu e formou dois embriões.
Já os gêmeos bivitelinos, conhecidos também como irmãos fraternos, nascem a partir da fertilização de dois óvulos diferentes. Nesses casos, é comum que eles sejam totalmente diferentes.
Quais são os principais desafios da gravidez gemelar?
Muitas vezes, quando descobrem estar grávidas de gêmeos, as mulheres podem ter dúvidas. Veja, agora, quais são as respostas para boa parte delas.
Amamentação
A amamentação gemelar costuma ser motivo de grande preocupação para as mães, afinal, a logística de amamentar dois ou mais bebês parece impossível. Por isso, o apoio do parceiro e dos familiares mais próximos é essencial, especialmente, no comecinho, quando o processo de adaptação pode ser um pouco difícil.
Se as apreensões forem muitas, o ideal é buscar apoio profissional com médicos, enfermeiras ou consultores de amamentação logo na gravidez. Essa é uma maneira de se tranquilizar e se preparar para lidar com o momento com mais serenidade.
Planejamento financeiro
Com gêmeos, os gastos são realmente dobrados, mas isso não significa que você deve comprar tudo em dobro. Ainda mais, ao longo do primeiro ano, período em que os bebês costumam crescer com mais rapidez.
Enquanto estiver montando o enxoval, recomendamos que compre apenas o necessário, especialmente, se a ideia for fazer um chá de bebê.
Palpites
Grávida de gêmeos ou não, a verdade é que os palpites virão, infelizmente. No supermercado, na fila do banco ou durante as reuniões familiares será comum ouvir opiniões, muitas vezes, indesejadas.
As comparações com outras grávidas serão corriqueiras, também, juntamente a histórias que você talvez não tenha pedido para ouvir. Quando isso acontecer, respire fundo, conte até dez e não dê ouvidos a opiniões alheias que provocam inseguranças e receios.
Consulte sempre seu médico e outros profissionais da saúde. Certifique-se de se cercar de pessoas de sua confiança e capazes de compreender os desafios da maternidade.
Cansaço
Ao longo da gravidez de um bebê, os cansaços são bem comuns, mas com gêmeos, a fadiga será duplicada. Em alguns momentos, você sentirá que realmente precisa tirar uma boa soneca após o almoço.
Por isso, é fundamental respeitar o seu corpo, ir devagar e simplificar a rotina. Faça pausas no trabalho e não negligencie seu sono.
Parto
Antes de tudo, saiba que o parto normal é possível em uma gravidez de gêmeos, embora não seja muito comum. Mesmo tendo essa possibilidade, algumas mamães acreditam que ficarão melhor se passarem por uma cesárea.
“Se as crianças estiverem com pesos semelhantes e o primeiro estiver em apresentação cefálica, podemos aguardar o parto normal, se não houverem outras intercorrências”, esclarece a ginecologista obstetra Rosiane Mattar, professora titular do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina.
Independentemente de qualquer coisa, é interessante conversar com seu médico sobre todas as possibilidades. Sua escolha deve ser respeitada, mas ela não deve, em hipótese alguma, colocar em risco a vida dos bebês.
Quais cuidados devem ser tomados ao longo da gravidez de gêmeos?
Agora que você já sabe quais são os principais desafios da gravidez de gêmeos, chegou o momento de conhecer os principais cuidados que devem ser tomados para garantir uma gestação tranquila, saudável e feliz. Acompanhe, agora mesmo!
Exames recorrentes
Ao longo da gravidez de gêmeos, as consultas de pré-natal serão bem recorrentes, sobretudo na reta final, quando a mamãe está a poucas semanas de receber os bebês. Para ter a certeza de que está tudo bem com os pequenos, é fundamental comparecer a essas consultas sempre, além de realizar todos os exames solicitados nos períodos recomendados.
Atenção para a pressão arterial na gravidez gemelar
Grávidas de gêmeos estão mais propensas a ter um aumento da pressão arterial. Isso pode ocasionar pré-eclâmpsia, um distúrbio que costuma acontecer no segundo ou terceiro semestre da gestação.
Para evitar a situação, é preciso contar com o acompanhamento médico do começo ao fim da gravidez. Saiba que esse acompanhamento pode salvar a sua vida e a dos bebês.
Cuidado nas atividades físicas
Durante a gravidez de gêmeos, é preciso ter muita cautela e pegar leve nas atividades físicas. Assim, prefira aquelas mais tranquilas, como caminhadas ou hidroginástica, seguindo sempre as recomendações do obstetra.
Em alguns casos, é possível que a grávida esteja proibida de realizar exercícios. Se for recomendado repouso, independentemente do motivo, é preciso seguir à risca a orientação, a fim de garantir a sua saúde e a dos bebês.
Alimentação nutritiva e equilibrada
É preciso tomar cuidado com o ganho de peso ao longo da gestação gemelar. Por isso, evite os fast-foods e aposte nas verduras, frutas e legumes, além de peixes, carnes magras e ovos. O recomendado é tornar a sua alimentação o mais saudável e natural possível, buscando auxílio de um nutricionista para isso, se necessário.
“É preciso não engordar muito, ingerir alimentos de boa qualidade, ter atividades físicas dentro de padrões leves ou média intensidade”, orienta a ginecologista obstetra Rosiane Mattar.
Descanso na gravidez gemelar
Falamos, acima, sobre o cansaço comum da gravidez de gêmeos, você se lembra? Aqui, reforçamos a necessidade de dividir as tarefas domésticas com seu parceiro e outras pessoas próximas. Se puder, adiante a licença-maternidade!
Gostou de saber mais sobre os cuidados e desafios da gravidez de gêmeos? Com bastante informações sobre o assunto, será mais fácil aproveitar esse momento com tranquilidade.
Por fim, lembre-se de não descuidar de sua saúde e comparecer a todas as consultas do pré-natal agendadas pelo seu médico. Essa é a melhor maneira de evitar complicações e garantir o desenvolvimento saudável dos seus bebês.
Sabia que gravidezes gemelares com gêmeos idênticos tem maior chance de acúmulo de líquido amniótico? Saiba o que é polidrâmnio.
Você conhece outras grávidas de gêmeos que possam se interessar por esse assunto? Então, compartilhe este post em suas redes sociais, agora mesmo, e ajude outras mamães!