Puerpério: o que é, quanto tempo dura e cuidados

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba tudo sobre o puerpério, período que começa a acontecer logo após o parto

O puerpério é o período que a mulher tem para se recompor da gestação, tanto em termos hormonais quanto corporais. “O puerpério dura de seis a oito semanas após o parto. Esta fase começa logo após a saída da placenta”, explica o ginecologista obstetra Marcos Arcader, do Hospital Adventista Silvestre.

Além das mudanças físicas, já que o corpo está retornando ao estado em que estava antes da gravidez, mudanças emocionais são comuns, já que a mamãe também está se adaptando à nova rotina com o bebê em casa.


Cadastre-se

Fases do puerpério

O puerpério se divide em três fases:

  • A primeira é o imediato, que ocorre a partir do momento da saída da placenta até duas horas depois do parto.
  • A segunda é o mediato, que acontece das duas horas até cerca de 10 dias depois do parto.
  • E por fim há o tardio, que ocorre a partir dos 10 dias até o final da oitava semana ou até os ciclos menstruais voltarem.

O que acontece no corpo durante o puerpério?

Nesse período, algumas das mudanças físicas comuns são:

  • Sangramentos: o chamado lóquio ocorre devido a cicatrização do útero, no local onde a placenta ficava. “Não é hemorragia nem menstruação”, explica o ginecologista obstetra Marcos Arcader, do Hospital Adventista Silvestre. Ele pode durar até 30 dias;
  • Mamas mudadas: com a descida do leite, elas ficarão mais cheias, quentes e doloridas. A descida do leite ocorre entre 24 e 72 horas após o parto;
  • Útero em transformação: é comum que, ao voltar ao tamanho normal, o útero sofra algumas contrações nos dias após o parto. É claro que estas contrações serão muito mais leves do que as do parto, mas vale avisar que elas são estimuladas pela amamentação;
  • Mudanças no espelho: os cabelos podem cair no puerpério, da mesma forma como eles ficaram mais volumosos na gravidez. Por outro lado, as marcas na pele costumam ir embora;
  • E o sexo? Após o resguardo de 40 dias, é possível que a mamãe ainda não retome seu desejo sexual. “Neste período, como a mulher está amamentando, ela ainda não começou a ovular, ou seja, o corpo ainda não está preparado para ‘pensar’ no sexo ou na relação da mulher com o homem”, conta o ginecologista obstetra Fúlvio Basso Filho do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Confira aqui mais mudanças comuns do corpo da mulher após o parto.

Cuidados durante o puerpério

Durante o puerpério, é preciso ter alguns cuidados especiais. De modo geral, é sempre importante ter boa alimentação, boa hidratação, repouso relativo, nada de pegar peso e fazer esforço.

No entanto, os cuidados do puerpério mudam conforme seu tipo de parto, sabia? Conheça quais os cuidados no pós-parto normal nesta reportagem e os cuidados no pós-parto cesárea nesta outra matéria.

Veja mais

4 respostas

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Comentários