Parto normal ou cesárea: veja como acontece a recuperação em cada um
Confira tudo o que você precisa saber antes de decidir entre o parto normal ou cesárea
A gravidez é um processo que pode ser turbulento, em que as emoções são uma montanha russa. A futura mãe passa por inúmeros momentos de dores, felicidades, choros e decisões. E, talvez, um dos momentos mais importantes de preparação é a decisão entre parto normal ou cesárea.
Acima de qualquer coisa, a gestante precisa conhecer todo o processo de ambos os partos, pois um momento delicado e especial como esse deve ser decidido da melhor forma possível. Assim, o conhecimento de todos os prós e contras de cada procedimento deve ser exposto a ela, de forma com que escolha aquele que se sentir mais confortável.
Além do momento do parto, a recuperação de cada um se distingue, sendo um grande ponto a ser analisado no momento dessa opção. Por isso, para ajudar você na tomada de decisão, preparamos este conteúdo que abrange como a recuperação acontece após o parto normal e cesárea, para que possa conduzir essa decisão de maneira mais tranquila. Acompanhe!
Confira aqui os sinais de que o parto está próximo
O que é a cesariana e o parto normal?
Cesariana é o tipo de parto feito por meio de cirurgia, que consiste em um corte nos tecidos da pele do abdômen até chegar ao útero. Assim, abre-se um espaço para que o médico consiga fazer a retirada do bebê. Nesse procedimento, é necessário o uso de anestesia, mas sem a utilização de sedativos.
Já o parto normal, que pode também pode ser chamado de transvaginal, é o feito da forma mais natural. Quando possível, é o mais indicado pelos médicos e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Além disso, ele ocorre sem intervenção cirúrgica, por via vaginal.
Como acontece a recuperação após o parto normal e após a cesárea?
Por serem processos totalmente distintos, quem passar pela cesárea ou optar pelo parto normal vai ter recuperações diferentes. Apesar de os casos poderem variar de uma mulher para outra, existem alguns pontos que precisam ser apresentados, pois estão presentes em quase todos os pós-partos.
Veja, abaixo, as principais características de cada um dos procedimentos para o nascimento do bebê.
Tempo de recuperação
Na cesariana, a recuperação é mais demorada. Depois do parto, a nova mamãe precisa ficar na sala de recuperação pós-anestésica, de duas a quatro horas, até a sua reabilitação da anestesia. Geralmente, ela precisará ficar internada de dois a quatro dias. Para sua recuperação total, são necessários seis meses, mas em 30 dias, boa parte das suas atividades já podem ser retornadas.
Já quando é feito o parto normal, a recuperação é mais rápida. Uma hora depois, ela já pode sair da sala de parto, podendo receber alta após 24 horas. A sua recuperação total acontece em três a quatro dias.
Dores
A grande diferença entre parto normal ou cesárea é a dor. No parto normal, as dores das contrações podem ser sentidas de 12 a 24 horas. Elas são bastante rítmicas, vindo mais ou menos a cada três ou quatro minutos, durando por, no mínimo, 30 segundos, e, ficando cada vez mais fortes até o momento do parto. Lembrando que isso varia de mulher para mulher.
Já na cesárea, você não sente dor durante o procedimento, apenas pressão e movimentos. A dor da cesárea só é sentida na recuperação, durante suas primeiras semanas.
Complicações
Por ser uma cirurgia, a cesárea pode apresentar algumas complicações. Entre elas, reação decorrente do uso da anestesia, infecção, hemorragia, que pode levar a perda do útero, trombose, má cicatrização nos pontos internos ou externos e queloides.
Por outro lado, parto normal à mulher pode ter como complicações a asfixia neonatal ou perinatal, que é quando há demora durante o trabalho de parto, causando falta de oxigênio para o bebê. Também pode ocorrer disfunções no assoalho pélvico.
Cicatriz
O parto normal, em si, não deixa cicatrizes. Mas, existem algumas situações em que ocorre a laceração do tecido perineal, um corte espontâneo durante o parto. Ainda há casos em que o médico precisa realizar um corte para conseguir fazer a passagem do bebê. Assim, dependendo da profundidade, é preciso dar ponto, mas a cicatrização nessa região é considerada boa, tendo uma reabilitação imperceptível.
Já ao fazer uma cesárea, a mulher terá uma cicatriz, podendo ela ser quase imperceptível. Em alguns casos, fica saliente, que seria uma queloide e, assim, um médico deve ser consultado.
Como passar por esse momento de forma mais tranquila?
Independentemente da escolha feita, para passar por esse momento mágico do nascimento do seu bebê de forma mais tranquila, é indispensável ter um acompanhante para estar junto de você. Manter a calma e a respiração correta também ajudarão.
Além disso, em ambos os procedimentos de parto, é importante contar com o médico de sua confiança para se sentir segura e sem medo.
Quais são os fatores que podem influenciar a escolha entre parto normal e cesárea?
Tanto o parto normal quanto a cesariana têm seus prós e contras. Por isso, ao saber da gravidez, é bom pesquisar sobre cada método.
Um dos fatores que mais influenciam a escolha é a questão de sentir dor na hora do parto, ficar com uma cicatriz na barriga e, principalmente, os riscos que a cesárea pode acarretar. Contudo, é importante que a gestante não considere apenas a opinião de outras pessoas nesse momento para tomar uma decisão.
Para quem é indicada a cesárea e o parto normal?
A escolha de como vai ser o parto é da mãe. Porém, vale ressaltar que o parto normal é o mais indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Pois, a maioria das mulheres conseguem chegar ao final da gravidez com condições físicas de ter esse procedimento. O processo de cesariana é indicado em caso de bebês muitos grandes, sofrimento fetal agudo, quando ele está sentado ou na posição transversal, má formação congênita, entre outros.
Como vimos, no final das contas, a decisão de parto normal ou cesárea é da gestante, sempre com a orientação do médico que a acompanha. É muito comum que familiares e amigos recomendem como a mamãe deverá ter seu filho, mas lembre-se: a gestante é quem vai passar por tudo, e somente ela sabe o que é adequado para si. Por isso, estude bastante, avalie toda a situação, ouça opiniões e converse com seu obstetra para escolher o que for mais importante para sua saúde e conforto.
Gostou do nosso conteúdo? Então, certamente também vai curtir o nosso guia completo do trabalho de parto para tirar suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!